Extrato de Porangaba
×
Extrato de Porangaba
Extrato de Porangaba
R$ 12,70
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
Porangaba (Cordia salicifolia, Cordia ecalyculata)
AÇÃO E INDICAÇÃO:
Possui ação diurética e depurativa, indicada para auxiliar o tratamento de emagrecimento. O Extrato seco da porangaba é chamada também de Pholiamagra ou Pholia magra. Pode ser Associada a outras plantas que auxiliam no emagrecimento, como a Laranja Amarga, Faseolamina, Chá Verde, Garcínia, Quitosana, Cáscara Sagrada, Centela Asiática, entre outras.

FORMAS UTILIZADAS:
Cápsula (pó)
Tintura (líquido)


Porangaba
Erva extremamente popular no Brasil, a Porangaba é procurada no verão, quando as pessoas querem estar em forma para ir à praia. Como supressora do apetite, a Porangaba, ajuda a emagrecer. Diurética, cardiotônica e estimulante da circulação, pode ser usada para evitar o depósito de gorduras na parede das veias, e também no combate ao vírus da herpes.

Descrição Botânica
Porangaba: Cordia salicifolia (Família botânica BORAGINACEAE). Também chamada de Chá de Bugre, Cafezinho, Café do Mato ou Chá de Frade, a Porangaba é uma pequena árvore, que atinge de 8 a 12 metros de altura, com 30-40 cm de diâmetro no tronco. Planta nativa do Brasil, a Porangaba pode ser encontrada nos estados de Minas Gerais, Bahia, Acre e Goiás.O nome Café do Mato se deve aos seus frutos vermelhos, que são torrados e moídos para se preparar um chá que serve como substituto do café. Os frutos contém cafeína. A Porangaba é amplamente comercializada no Brasil na forma de saquinhos de chá, extratos fluidos e tinturas.

Uso popular
Além de ser utilizada como agente de emagrecimento, a Porangaba é popular como diurética, supressora do apetite, e acredita-se que possa evitar ou reduzir os depósitos de gordura nas artérias, e combater a celulite. Também é usada no Brasil para atenuar a tosse. (1)

Constituientes
O extrato de Porangaba contém alantoína, cafeína e potássio.

Propriedades Farmacológicas: No seu livro Dicionário das Plantas Úteis do Brasil, o Dr. C.L.Cruz recomenda o chá de Porangaba como excelente diurético e agente de perda de peso, bem corno um cardiotônico que estimula a circulação (2). Uma universidade japonesa descobriu novas aplicações para a Porangaba. Em 1990, foi demonstrado que 2,5 mcg/ml de um extrato etanólico das folhas reduziu a penetração do vírus da Herpes do Tipo I em 99%, quando células Hela foram pré-tratadas com o extrato (3). Em 1 994 os pesquisadores demonstraram que a ocorrência de vírus da Herpes Tipo I foi reduzida em 33% com urna dosagem de 0,25 mcg/ml, e também descobriram que a Porangaba apresenta efeito citotóxico em células cancerígenas. demonstrando 40% de inibição com um extrato metanólico a 50 mcg/ml dos galhos e folhas (4).
Foi 1997, pesquisas realizadas com coelhos porquinhos-da-índia indicaram
propriedades cardiotônicas e melhoria nas funções cardiovascu1ares (5).

Aplicações
• Como supressor do apetite, auxilia no emagrecimento;
• Cardiotônico, estimulante da circulação sanguínea;
• Previne o depósito de gorduras nas veias, evita doenças cardiovasculares;
• Combate o vírus da Herpes Tipo I;
• Diurético, usado no tratamento de retenção excessiva e líquidos

Dosagem
Recomenda-se o consumo de 500 mg 2 a 4 vezes ao dia.
Imagem meramente ilustrativa.